top of page

MATÉRIA-PRIMA

MADEIRA MACIÇA

 

É a primeira matéria-prima utilizada na fabricação de móveis. Tem como características a beleza de suas diferentes fibras e colorações, alta resistência física e mecânica, durabilidade e usinabilidade (pode ser emoldurada, torneada ou entalhada).

A evolução dos móveis de madeira de Lei (Jacarandá, Mogno, Imbuia, Cerejeira, Freijó, Marfim  etc.) intensifica-se a partir da segunda metade do século XIX, especificamente a partir de 1930.

Hoje com o avanço das tecnologias e dos materiais, as madeiras de Lei maciças são mais utilizadas na forma de lâminas aplicadas sobre painéis (aglomerado, compensado, MDF, etc.) o que otimiza a utilização desta matéria-prima hoje mais escassa, uma vez que o maior volume fica por conta dos painéis, basicamente produzidos com madeiras de reflorestamento como pinus e eucalipto.

Na forma de tábuas é mais utilizada em molduras, entalhes e torneados, que é onde não se pode utilizar os painéis laminados.

 

LÂMINAS DE MADEIRA

 

As lâminas de madeira são produzidas à partir da faqueação das toras, em diferentes processos. Para as madeiras de Lei são utilizados os processos que não desfiguram a aparência natural das fibras, veios e nós da madeira. O que se consegue é uma lâmina ou folha de madeira com aproximadamente 1 mm de espessura pelo comprimento e largura da tora.

Existem no mercado uma infinidade de tipos de madeira na forma de lâminas, que podem ser escolhidos e utilizados na fabricação de móveis.

Existem também as lâminas recompostas ou pré-compostas, importadas da Itália, que nada mais são do que madeira clara de reflorestamento reprocessada para dar a aparência desejada. São lâminas fabricadas industrialmente, onde algumas imitam o visual de lâminas naturais conhecidas e outras são criações dos designers dessas indústrias.

 

PAINEIS

 

MDF

 

Do inglês, Medium Density Fiberboard (chapa de fibra de média densidade), é um painel constituído apenas de partículas finas de *madeira (fibras de densidade média), homogêneo em toda a sua superfície, o que lhe confere a possibilidade de ser trabalhado nos processos de usinagem de topo e superfície, cortes e entalhes, com boa resistência física e mecânica. O MDF é a matéria-prima ideal em projetos de móveis que apresentam detalhes de usinagem como peças com bordas usinadas (molduradas), peças com detalhes usinados na face frontal e peças entalhadas.

Possui superfícies suaves, praticamente sem imperfeições dando uma aparência de madeira maciça.

Aceita todos os tipos de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, pintura, filme de PVC, BP (Baixa pressão – melamina) etc.

*as madeiras utilizadas na fabricação do MDF são o pinus e o eucalipto, obtidas através de reflorestamento, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

 

PAINEL COM REVESTIMENTO MELAMÍNICO

 

Melamina é uma placa de aglomerado ou de MDF revestida (igual ao revestimento da fórmica), em uma ou duas faces, com películas decorativas impregnadas com resinas melamínicas, o que lhe permite uma superfície totalmente fechada, livre de poros, dura e resistente ao desgaste superficial.

 

Devido a sua alta qualidade a melamina impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo qualificada como material ideal para ser utilizado em ambientes altamente esterilizados, já que resiste de maneira eficiente ao calor e ao uso de líquidos abrasivos utilizados para limpeza. É um produto que não requer trabalho adicional de acabamento, apenas a colagem de bordas.

bottom of page